Joinville é destaque internacional em encontro global sobre o Método Wolbachia

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Cidade foi reconhecida como exemplo de sucesso na implementação da tecnologia que tem transformado o combate à dengue no Brasil e no mundo

O exemplo de Joinville foi destaque em um encontro global, que reuniu representantes de diversos países para discutir o Método Wolbachia, tecnologia inovadora que tem transformado o combate à dengue no mundo.

O município foi reconhecido como um case de sucesso e exemplo expressivo de implementação e parceria no Brasil. O evento, organizado pelo World Mosquito Program e pela Wolbito do Brasil, na Biofábrica de Curitiba, teve como objetivo compartilhar as experiências e fortalecer a expansão do método em escala global.

O encontro reuniu governos e parceiros de diversos países para aprender com a experiência do Brasil na implementação de Wolbachia, incluindo visitas a instalações de produção de mosquitos e palestras com gestores e especialistas.

“É um orgulho imenso ver Joinville sendo referência! O Método Wolbachia é uma solução inteligente, segura e sustentável que está transformando o combate à dengue, e Joinville é o exemplo de que isso funciona. Estamos levando o nome da nossa cidade para o mundo como sinônimo de excelência na saúde pública,” afirma a vice-prefeita Rejane Gambin, que representou a Prefeitura no evento.

Em Joinville, o projeto teve início com 17 bairros contemplados na primeira fase e, atualmente, avança para a segunda etapa, com mais 15 bairros. Com a aplicação do método e outras ações integradas, como os mutirões, o município reduziu os casos de dengue em mais de 99% e não registrou nenhuma morte pela doença em 2025.

O Método Wolbachia uma série de atividades coordenadas, como a análise contínua de dados, ações de educação e engajamento da população local, a liberação controlada de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia uma bactéria natural nos mosquitos Aedes aegypti, o que impede a transmissão de vírus como dengue, Zika e chikungunya. A técnica é segura, sustentável e já apresenta resultados concretos em diversas localidades de 15 países.

Grupo de Trabalho vai avaliar viabilidade da estadualização do Hospital São José Anterior

Grupo de Trabalho vai avaliar viabilidade da estadualização do Hospital São José

Liderança e propósito marcam encontro de gestores da educação em Joinville Próximo

Liderança e propósito marcam encontro de gestores da educação em Joinville

Deixe seu comentário